EMAGRECENDO MELHORA A DOR DA ARTRITE

EMAGRECER

21 de junho de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL AFETA ATÉ 95 POR CENTO DAS MULHERES EM IDADE FÉRTIL COM PELO MENOS UM SINTOMA LEVE, E ATÉ 11 POR CENTO DAS MESMAS COM SINTOMAS INVALIDANTES.

INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DA SEROTONINA PARA A SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL, SENTIRAM ALÍVIOS SIGNIFICATIVOS COM A ASSOCIAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS CORRETIVAS HORMONAIS, MESMO NA FASE LÚTEA, QUE DEVERIAM SER MAIS SUAVES.


A síndrome pré-menstrual é um conjunto de sinais e sintomas, também conhecido por tensão pré - menstrual ou TPM, que afeta até 95 por cento das mulheres em idade fértil com pelo menos um sintoma leve, e até 11 por cento das mesmas com sintomas invalidastes, ao ponto de serem descritos em algumas situações como atenuante de atitudes gravemente anti-social. Apesar da alta freqüência deste transtorno, muito pouco se sabe sobre sua fisiopatologia, o que explica que o arsenal terapêutico seja limitado apenas a tratamentos sintomáticos. Implicações sociais, culturais da menstruação e as principais manifestações clínicas são analisadas, de forma preocupante, bem como as dificuldades para se estabelecer um diagnóstico preciso. Neste sentido, as principais classificações nosológicas (sintomas) e (doenças) atuais, são descritas, como problemas perturbadores, que podem comprometer desde um relacionamento familiar, social, profissional, atrapalhando uma trajetória da mulheres acometidas por este mal de forma significativa. A relação da síndrome pré-menstrual ou tensão pré - menstrual - TPM, com outros transtornos neuro - psiquiátricos, especialmente como os transtornos afetivos, levou certos pesquisadores e autores a proporem que esta síndrome seja incluída em futuras classificações nosológicas (como doenças especificas). Estudos prospectivos estão sendo realizados na tentativa de examinar a oportunidade de tal possibilidade. Diversos pesquisadores concluem que muito caminho deve ainda ser percorrido no campo da síndrome pré-menstrual ou tensão pré - menstrual - TPM, o que não impede que algumas propostas terapêuticas sejam já utilizadas. Uns das alternativas já avaliadas com um resultado promissor são os inibidores seletivos da recaptação da serotonina para a síndrome pré-menstrual, entretanto deve-se tomar uma série de cuidados que estas substâncias inibidoras seletivas aos indicados, pois devido a diversas atuações em receptores concomitantes selecionados pelas substancias, nem sempre é o desejado efeito terapeuticamente que se impõe, mas claro, quando bem orientado por profissionais experientes o resultado é animador. Existem outros fatores que estão intimamente ligados ao campo da síndrome pré-menstrual ou tensão pré - menstrual - TPM, tais como hormônios específicos produzidos pela mulher, e diversas pesquisas os colocam como fator gatilho. Esta é uma atualização substancial de uma revisão anterior. Síndrome pré-menstrual aguda (TPM) afeta entre 3% a 5% das mulheres em idade reprodutiva(a forma aguda e não a mais frequente). 
A síndrome pré-menstrual aguda (TPM) grave é classificada sob o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais como transtorno disfórico pré - menstrual .Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) são cada vez mais utilizado como primeira linha terapêutica para a TPM. Os objetivos destas revisões foram avaliar a eficácia dos antidepressivos na redução dos sintomas síndrome pré-menstrual em mulheres com diagnóstico de síndrome pré-menstrual severa. Todos os ensaios foram considerados em que a mulher com diagnóstico prospectivo de pré menstrual síndrome severa, e até Transtornos Mentais, como transtorno disfórico pré-menstrual mesmo com desordem disfórica na fase lútea do ciclo menstrual (ultima fase em que deveria ser mais ameno), sentiram alívios significativos com a associação de substâncias corretivas hormonais, associadas aos recaptadores de serotonina bem indicados.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista

CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. Os sintomas da pré - menopausa podem ser severos...
http://osteoporose2.blogspot.com


2.O que caracteriza a síndrome da pré - menopausa...
http://osteoporosecontrolada.blogspot.com


3. A deficiência de vitamina B6 e magnésio associada a hormônios da mulher podem ser importantes nesta fase...
http://climateriocontrolado.blogspot.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
JULIE BROWN, MICHAEL PATRICK O'BRIEN SHAUGHN, MARJORIBANKS JANE, WYATT KATRINA, THE COCHRANE LIBRARY Valadares, G. C.; Ferreira, L. V.; Correa Filho, H.; Romano-Silva, M. A. Transtorno disfórico pré-menstrual revisão – conceito, história, epidemiologia e etiologia. Revista de Psiquiatria Clínica; 33 (3); 117-123.
Sampaio, H. A.C. Aspectos nutricionais relacionados ao ciclo menstrual. Revista de Nutrição, Campinas, 15(3):309-317, set./dez., 2002.









Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Seguir no Google Buzz